#55 CASTING
No âmbito do trabalho de assistente de casting, Saad Fekhari elabora portfolios fotográficos de pessoas que futuramente poderão ser chamados a participar como figurantes em filmes rodados em Marrocos. As fotografias são retratos de rostos, bastante vincados e estereotipados de crianças, mulheres e homens originários da região de Marraquexe do Alto Atlas. A organização destas fotografias está relacionada com as exigências do trabalho de casting, arrumadas em função da tipificação dos traços fisionómicos dos retratados, e consequentemente os retratos são coleccionados em pastas relativas a homens idosos e homens jovens, mulheres ocidentalizadas e mulheres berberes, ou pura e simplesmente catalogados como “guerreiros”, “selvagens”, “princesas”, “maus” e “bons”, entre outros. Alguns destes figurantes participaram em filmes como Tróia, Alexandre o Grande, Babel, ou La Source des Femmes.
Todos os rostos fotografados, procurando ser representativos de tipos idealizados pela câmara cinematográfica, são essencialmente rostos anónimos de quem vive um quotidiano e o deixa transparecer perante a câmara fotográfica, e por isso, todas as fotografias têm uma manifesta espessura sócio-antropológica.
As fotografias foram tiradas por Saad Fekhari, sem preocupações técnicas nem estéticas, apenas e só para cumprirem a função de casting. Carlos Nolasco e Khalid Fekhari fizeram a selecção das fotografias expostas e tentaram proceder a algumas correcções, sem alterar a essência das mesmas. Entre irmandades e amizades este é o produto de um trabalho afectivo.
****
Nota biográfica
Saad Felhari é natural de Marraquexe, cidade onde vive, tem como habilitações literárias o equivalente ao 12º ano português, é assistente de casting, tendo trabalhado em inúmeros filmes, nomeadamente: Babel, Jogos de Poder, La source des Femmes e Rendition. Khalid Fekhari é natural de Marraquexe, vive em Lisboa e é doutorado em Antropologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. Carlos Nolasco é natural de Serpa, vive em Coimbra, é docente de Ciências Sociais e doutorando do CES.
Khalid Fekhari e Carlos Nolasco realizaram ambos, em Dezembro de 2005, no IPJ de Viseu, a primeira exposição intitulada Acasos. Em Julho de 2007, no Café de Santa Cruz, em Coimbra, efectuaram a segunda exposição denominada Marraquexe Simplesmente. Em 2008, realizaram no Café de Santa Cruz e no Instituto Piaget a terceira exposição designada Pequenos Mamíferos. Em Setembro de 2009 realizaram no CES Lisboa e no CES Coimbra a quarta exposição intitulada Al Sul.